quarta-feira, 12 de abril de 2017

Aniversário..., obrigado!



Um primo, Paulo Rezende, bordou a caricatura que aparece nesta crônica. Disse-me que desenhou a expressão da alegria, felicidade, que ele, autor dessa arte, captou a partir de  minhas fotos postadas no FB. E é com essa alegria, estampada na caricatura, que adotei para perfil do blog “Menino das Lavras - Crônicas, Contos e Causos”:    http://contosdaslavras.blogspot.com.br/ , que desejo dirigir-me aos amigos do FB.
Obrigado! Aniversário é mesmo um dia especial, de alegria. Todos enviam-nos votos de muitas “felicidades”. Mas o que é a felicidade senão compartilhar os sentimentos com os amigos? Disse uma amiga, que ninguém precisa saber o quanto somos felizes, a não ser aqueles que nos oferecem amor verdadeiro e que nos fazem sorrir espontaneamente. Mas, em tempos de facebook, instagram e outras ferramentas nas redes sociais, todo mundo parece estar feliz, alegre, sorridente, tudo certinho... Mas, na realidade nem sempre é assim, mas também temos que aceitar que essas redes sociais não são confessionários ou divãs de psicologia, onde podemos despejar nossas lamúrias. Também não funcionaria, pois seria muito aborrecido só se deparar com problemas e sequer poder agir diretamente. Nesses casos, estar presente seria melhor.
            Mas, o certo é que, na impossibilidade de se encontrar, visitar ou falar com todos, é mesmo pelas redes sociais que nos comunicamos com todos os amigos. E aqui a definição de “amigo” é um pouco mais elástica. Às vezes nunca vimos ou falamos sequer ao telefone, com aquele novo amigo do FB. Mas, uma coisa é certa (salvo casos dolosos, felizmente raros), se está na sua lista de amigos, algum interesse ou mesmo afinidade há. No meu caso sempre procuro entabular conversas in box com cada um, pelo menos para saber algo dele e qual o interesse que lhe despertou o desejo de integrar a minha lista de amigos na rede social.
            Mas, falando de aniversário, ainda estou perdido até hoje respondendo a centenas de cumprimentos pelo FB, e-mail, messenger e outros. E ainda faltam duas páginas de 50 nomes/mensagens para responder, pois não consigo responder, por dia, mais que a metade de um “espelho” de tela com 50 nomes. Vai demorar ainda um pouco mais para encerrar os agradecimentos. Mas, faço questão de retribuir a atenção de cada um, independentemente se é amigo de infância, ex-aluno, conhecido ou simplesmente leitor de minhas crônicas, até porque as estatísticas do blogger indicam quase 300.000 (trezentas mil) visualizações em apenas três anos e pouco, com mais de uma centena de crônicas postadas. Surpreendem-me os dados estatísticos compilados pelo blogger, pois, na realidade, minhas crônicas sempre tiveram como destino os amigos mais próximos e são escritas no estilo de crônica narrativa, de casos vividos ou vivenciados pelo próprio autor. Tanto é verdade que no perfil deixo claro: “há nomes verdadeiros e fotos de protagonistas”... e não invento, apenas apimento as histórias.
Encerro com as palavras iniciais, acima: felicidade é compartilhar sentimentos. E minhas crônicas são puro sentimento. A felicidade não pode ser medida, mas pelo tanto de acessos/leituras registradas no blog e as mensagens recebidas, posso dizer que estou muito feliz. Basta ver a caricatura acima, que é o ícone do blog. Mas, acima de tudo, tenho consciência que a felicidade não se alimenta de plateia, mas de amor que vai e volta cada vez mais forte, como bem disse o poeta.  Obrigado pelas mensagens de carinho. Um abraço a todos.
Brasília,12 de abril de 2017
Paulo das Lavras



2 comentários:

  1. É meu caro primo! O "face" é uma verdadeira "cachaça" e por ser notório, com certeza deve se embriagar com tantas manifestações de carinho, que diga-se, muito bem merecido. Aproveito renovar meu apreço por você e agradecer por seus contos e causos. Abraço.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado, primo, até mesmo pela expressiva caricatura de sua autoria, Mas, o segredo é como diz aquele ditado: Quem é verdadeiramente feliz não precisa de plateia, apenas amigos e no final das contas, a melhor forma de ser feliz é compartilhando o que sentimos com as pessoas que nos amam com sinceridade". Um abraço

    ResponderExcluir